Ficha Catalográfica elaborada pela Biblioteca Central do Gragoatá
C749 Congresso de TeleVisões (1. : 2017 : Niterói, RJ)
Anais do I Congresso de TeleVisões, 27 de outubro de 2017, Niterói, RJ [recurso eletrônico] / organizado por Mayka Castellano, Ariane HolzBach e Melina Meimaridis. – Niterói: UFF, 2017.
Disponível em: < https://congressotelevisoes.com.br/ >
ISSN: 978-85-94029-09-6
1. Televisão. 2. Congresso. 3. Comunicação – Congresso. I. Castellano, Mayka. II. Holzbach, Ariane. III. Meimaridis, Melina. IV. Título.
CDD 791.450981
Como citar:
SOBRENOME, Nome do autor do artigo. Título do artigo. In: I Congresso TeleVisões. Anais… Niterói (RJ): UFF, 2017. Disponível em: <http:// congressotelevisoes.com.br/anais/>. Acesso em: dia, mês e ano.
GT Graduação
Mesa Narrativas Seriadas Televisivas I
Dramédia e Jornada do “Herói”: Uma Análise da Construção da protagonista Hannah na série Girls – João Pedro Pinho (UFF)
A complexidade narrativa em Dear White People - uma analise semiótica – Carlos Bonifácio (UFF)
A cultura material em The Big Bang Theory: Como as relações entre os personagens se estabelecem a partir do contexto material e simbólico na série – Mariana Mariano (PUC-RJ)
Os laços sociais como estratégias comunicacionais nas séries – Matheus Bertolini Amorim (UFJF)
Mesa Narrativas Seriadas Televisivas II
“Stronger than you”: um estudo das relações interpessoais através das fusões em Steven Universo – Jackson Jacques (UFF) e Werner Rehm (UFF)
Solidão Assistida: Produção de subjetividade e dinâmicas identitárias no consumo de séries televisivas – Mariana Campos Carvalho (UFF)
Os 13 Porquês: Reflexões sobre bullying e suicídio a partir da série original da Netflix – Manuela Moura Portugal Corrêa e Castro (UVA) e Fábio Bitencourt Cadorin (UVA)
Uma análise da série My Mad Fat Diary: da representação da depressão ao engajamento dos fãs – Ana Clara Dias (UFF), Beatriz Matos (UFF), Danielle Viana (UFF) e Inês Alves (UFF)
Mesa Representação e identidade I
“Escolha o seu rótulo”: Pensando masculinidades e sexualidades em Dear White People – Matheus Bibiano (UFF)
“I am the future of drag”: a drag mal interpretada em RuPaul’s Drag Race – Jackson Jacques (UFF) e Maria Luiza Carvalho (UFF)
Representação da solidão em ficções seriadas televisivas: arco e enfrentamento de demônios internos na formação ideológica do estar sozinho – Vinícius Machado Miguel (UFF)
Mesa Representação e identidade II
A expressão do grotesco contemporâneo: Pânico na TV - o freak show na TV aberta brasileira dos anos 2000 – Gabriel Ferreirinho (UFF) e Gabriela Luna (UFF)
A sociedade nas narrativas ficcionais seriadas: Identificação e influência do mundo diegético – Patrícia Adélia Rêgo Azevedo (UFMA) e Larissa Leda Fonseca Rocha (UFMA)
A representação da adolescência feminina em Malhação: Viva a Diferença – Ana Luiza Rocha (UFPA)
Mesa Novas mídias e informação
Empire e YouTube: como a série trabalha o conceito de videoclipe dentro e fora dela – Luiza Costa (UFF)
Desbravando o universo das webséries brasileiras: Um estudo cartográfico no YouTube – Caio Melo da Silva (UFF)
Meu pedacinho de chão: coronelismo alegorizado – Paulo de Jesus Santos (UESC) e Marlucia Mendes da Rocha (UESC)
G1 em 1 Minuto - As mudanças na linguagem do telejornalismo e suas aproximações com a internet – Paulo Henrique Cardoso de Amorim (UVA) e Fabio Bitencourt Cadorin (UVA)
GT Ficção Seriada Televisiva
Mesa Narrativa e serialidade I
Ficção, Serialidade e Estilo: dimensões da autoria na ficção seriada televisiva – Benjamim Picado (UFF) e Maria Carmem Jacob de Souza (UFBA)
Olhares sobre as transformações culturais da experiência estética a partir de House of Cards – Elisa Bastos Araujo (UFBA)
Entre o clássico e o moderno: o uso de apartes em “House of Cards” – Giancarlo Gozzi (USP)
A imagem de arquivo como estratégia narrativa e estilística em The Newsroom – Melissa Fontenele (UFPB)
Mesa Narrativa e serialidade II
O OLHAR ANALÍTICO EM SÉRIES DE TELEVISÃO: Um estudo de caso das séries “Survivor, The Walking Dead e Sense8” – Patrick Tavares dos Santos Rabelo (FACHA)
Temporalidade televisiva na narrativa de Once upon a time – Priscila Mana Vaz (UFF)
Do curta-metragem à série: A transformação de historietas assombradas - Marcus Camargo (UAM)
Rupturas ou Reproduções na construção do cotidiano escolar de Malhação – Viva a Diferença – Lilían Tropiano (UFF)
O dinheiro de quem não dá, é o trabalho de quem não tem: Novo Mundo e o embrião da sociedade escravocrata – Aurora Almeida de Miranda Leão (UFF)
Mesa Representação e identidade
In the end, everything matters: representações das doenças mentais como estratégia de complexidade narrativa em 13 Reasons Why e Degrassi – Luana Inocêncio (UFF) e Isabel Moraes (UFF)
Objetificação sexual das mulheres: Uma análise da série Narcos – Carolina Saboia (UnB)
Representações do feminino na televisão contemporânea: uma análise sobre as personagens mulheres de “The Leftovers” – Melina Leal Galante (UFES)
Nolite te bastardes carborundorum: heteronormatização em The Handmaid’s Tale – Julia Medici (IFRJ), Clariana Castro (IFRJ) e Tiago Monteiro (IFRJ)
“Is this the Bronx?”: Meios, mediações e a série “The Get Down” na Netflix – Romulo Vieira da Silva (UFF) e Thiago Pereira Alberto (UFF)
Mesa Novas mídias, convergência e mercado televisivo I
As séries em foco: Panorama das séries ficcionais exibidas no canal GNT entre 2006 e 2017 – Silvia Dantas (USP)
Digressões do estilo régio na estética televisiva – Marco Ulhôa (UFF)
A Netflix no Campo das Produtoras e Distribuidoras de Séries Televisivas e a Construção Narrativa de Arrested Development – Maíra Bianchini (UFBA)
Transmedia Literacy: uma análise da repercussão das estratégias transmídia de The X-Files – Daiana Sigiliano (UFJF) e Gabriela Borges (UFJF)
Mesa Novas mídias, convergência e mercado televisivo II
Make Post-Apocalyptic America Great Again: a articulação dos produtos culturais televisivos com a realidade sob a ótica da distopia em The Walking Dead – Rafael Torres Sobreira (UFF)
HBO E A RUPTURA DO DISCURSO DE DIFERENCIAÇÃO: O caso “Enlightened” – Régis Regi (UFF)
Os sentidos da nostalgia em Stranger Things: Uma análise preliminar – Heitor Leal (UFRJ)
Stranger Things: nostalgia e atualização como estratégias de comunicação no Facebook – Jonara Cordova (UNISINOS)
Séries em convergência: Uma perspectiva sobre a ficção seriada na Netflix – Rebeca da Silva Nascimento (UVA) e Mônica Christina Pereira de Sousa (UVA)
GT TV e Mídia Digital
Mesa Prática dos Fãs I
Os shippers de Swan Queen e o fenômeno do “espalhamento” – Enoe Lopes Pontes (UFBA)
Liberdade, Liberdade: repercussão da cena de sexo de gay na telenovela – Gêsa Cavalcanti (UFPE), Vinicius Ferreira (UFRJ) e Daiane Sigiliano (UFJF)
THE SHADE OF IT ALL: videomemes, intertextualidade e produção de fãs brasileiros em comunidades digitais de RuPaul’s Drag Race – Luana Inocêncio (UFF) e Daniel Rios (UFF)
Telenovela e convergência midiática: um estudo sobre os memes da personagem Nazaré Tedesco – Thaynan Mendes (UERJ)
Mesa Televisão e Redes Sociais
Live Transmídia: as novas formas produção de conteúdo e engajamento em multiplataformas – João Massarolo (UFSCar), Dario Mesquita (UFSCar), Gustavo Padovani (UFSCar), Naiá Sadi (UNAERP) e Silvio Henrique Barbosa (ESPM)
Do Twitter à telinha: as estratégias emocionais que consolidaram o Master Chef Brasil como a nova cara da Band – Beatriz Lobo de Albuquerque Santos (UFF)
Fãs, consumo cultural e o fenômeno da segunda tela: proposições metodológicas acerca das audiências no Twitter – Eloy Santos Vieira (Unisinos) e Tarcízio Roberto da Silva (UMESP)
A apropriação da participação do público pelos principais telejornais piauienses por meio do Facebook – Cristal Sá (UFPI) e Juliana Fernandes Teixeira (UFPI)
Performance e Identidade do apresentador de TV nas Redes Sociais: um estudo do perfil de Evaristo Costa no Facebook – Aline Grupillo (UFF) e Paula Fernandes (UFF)
Mesa Ficção seriada e Mídias digitais
TV Expandida e a materialidade do laço social – Isabela Norton (UFJF) e Luiza Stefano (UFJF)
Netflix, TV Expandida e intermidialidade em Stranger Things e 3% – três por cento – Isabela Norton (UFJF)
Cultura transmídia: O universo expandido pós-The Walking Dead – Renan Claudino Villalon (UAM)
Investigando a experiência estética a partir do vlog ficcional The Lizzie Bennet Diaries – Fernanda Gonçalves Caldas (UFBA)
Mesa Televisão e novos modelos de distribuição
Conectividade TV e Web: a construção de uma nova dinâmica comunicacional - Luiza Stefano (UFJF) e Soraya Ferreira (TIDD-SP)
No seu tempo, em qualquer lugar: O consumo da TV através do vídeo sob demanda – Maria Almeida (UFPI) e Nilsângela Lima (UFPI)
Globo Play: A plataforma da Rede Globo – Amanda Veronesi Vieira (UFSCAR)
De um canal para outro: Uma breve análise da presença de youtubers na grade televisiva brasileira – Paula Fernandes (UFF)
Mesa Prática dos Fãs II
Tecnologia, mídia e televisão: a performance da audiência do Prêmio Multishow 2016 – Tadeu Ribeiro (UFF)
Considerações sobre as práticas de consumo e participação dos fãs de Stranger Things no ambiente virtual – Marco Filho (UMESP)
I AM WE: O afeto no fandom de SENSE8 e sua mobilização contra o cancelamento da série – Rafael Moraes (UFF)
GT Entretenimento, Informação e Cultura Sonora
Mesa Televisão, Entretenimento e Cultura Sonora
Jovem Guarda e MPB sob o signo da televisão – Marcelo Garson (UFRJ)
“Você conhece o K-Pop?”: Abordagens sobre a música pop Sul-Coreana na tv aberta brasileira – Alessandra Vinco (UFF)
O papel da televisão na ratificação do desfile das escolas de samba no cotidiano carioca: Reflexões – Ana Carolina Cometti (UFF)
Vestido de noiva, de Antunes: teatro e expressionismo na televisão – Carolina Soares Pires (USP)
Transformações de gêneros: Análise de sensibilidades e audiovisualidades nos videoclipes de Linn da Quebrada – Thiago Emanoel Ferreira (UFBA) e Edinaldo Mota Júnior (UFBA)
Mesa Televisão e Informação
Jornalismo em rede: acontecimentos televisivos ao vivo – Mateus Koelzer (UNISINOS)
Audiência como coautora de notícias no telejornalismo: Gatekeeping, gatewatching e jornalismo participativo – Fábio Bitencourt Cadorin (UVA)
Telejornalismo apócrifo: as mudanças na relação de poder e na rotina profissional com o uso dos dispositivos digitais – Ana Paula Goulart De Andrade (PUC-Rio)
O corpo do repórter como lugar de convenção no telejornalismo brasileiro – Valéria Maria Vilas Bôas (UFBA)
Mesa Televisão e Educação
Panorama dos estudos de ficção televisiva brasileira: quadro bibliográfico parcial das teses e dissertações produzidas nos PPGCOMs do país – Daniela Ortega (USP) e Tissiana Pereira (USP)
Os Professore e a Televisão: Desafios Contemporâneos no processo da construção da cidadania dos alunos – Lucas de Andrade (UNIGRANRIO)
Quando a telenovela vai ao museu – Fernanda Guedes (UFF) e Joana D’Arc de Nantes (UFF)
A Ciência no Youtube: redes de autoridade e diferentes linguagens da Comunicação Científica na era digital – Simone Evangelista (UFF), Thaiane Oliveira (UFF), Janderson Toth (UFF) e Roberta Lira (UFF)
A forma significante da TV: fundante da sociedade escópica contemporânea – Rosane Borges (USP/USJT)
GT História, Globalização e Representação
Mesa História da TV
O que estamos chamando de Televisão? Apontamentos do passado e do presente sobre o dispositivo televisivo – Leandro Lage (UNAMA)
Vem aí mais uma reprise: análise da grade de programação do SBT entre 1981 e 2017 – Joana D’Arc de Nantes (UFF)
Maratonas: um histórico das tecnologias de reprodução – Carolina Ribeiro Rezende (UFSCAR)
Do SD ao Ultra HD: a televisão na atualidade e os limites do olho humano – S. J. Parollo Jr. (UAM)
Mesa Televisão e Representação I
A mulher negra no telejornalismo gaúcho: Percepções sobre gênero, raça e profissão – Mariana Pedrozo da Silva (UNINTER)
“Quando é que o Mr. Brau e a Michelle vão no Esquenta!?” – uma análise midiática a partir de representações de classe e de raça – Ohana Boy Oliveira (UFF) e Ludmila Nogueira Ferreira (IFRJ)
O GNT entra em uma Saia Justa:Articulações entre gêneros televisivos e identidades de gênero a partir do programa de debate – Tess Chamusca Pirajá (UFBA)
Welcome to Gay Rio: Imaginários sobre liberdade sexual e a violência contra LGBTs na série documental Gaycation – Ana Teresa Gotardo (UERJ)
Mesa Televisão e Representação II
“Liberdade, Liberdade”: ficção como acontecimento na primeira cena de “sexo gay” em telenovelas brasileiras – Mariana Barbosa Gonçalves (UFOP)
A telenovela brasileira como espelho da sociedade: uma análise da novela “A Lei do Amor” da Rede Globo – Talita Souza Magnolo (UFJF), Vitor Silva Ramos (UFJF)
Por uma história cultural da telenovela brasileira: transversalidades entre a Comunicação e a História – Lucas Néia (USP)
Transformações nas telenovelas: uma abordagem estilística histórica – Mariana Almeida (UNAMA)
Mesa Televisão em perspectiva global
Televisão mista e privada na Colômbia: Marcas e tendências de dois modelos televisivos – Alejandra Rodriguez (UFOP)
Televisão ontem, hoje e amanhã: Uma análise das reconfigurações do meio televisivo nos Estados Unidos – Melina Meimaridis (UFF)
Análises da televisão e produções de identidades em Portugal: observações sobre a RLEC da Universidade do Minho - Maria Elizabeth Melo(UFF)
Para além da TV ocidental: os casos de Terrace House e Abnormal Summit na Netflix – Krystal Urbano (UFF), Mayara Soares(UERJ) e Pollyana Escallante (UERJ)
A televisão Sul-Coreana no atual contexto global: Um panorama introdutório – Daniela Mazur (UFF)