Anais do II Congresso TeleVisões – 2019

Ficha Catalográfica IITV

Como citar:

SOBRENOME, Nome do autor do artigo. Título do artigo. In: II Congresso TeleVisõesAnais… Niterói (RJ): UFF, 2019. Disponível em: . Acesso em: dia, mês e ano.


Clique aqui para acessar o sumário do II Congresso TeleVisões em PDF

Graduação

Mesa História da TV e Informação – coordenador: Wagner Dornelles (UFF)

O JOGO IDEOLÓGICO OCULTO NO TELEJORNAL: UM OLHAR SOBRE A CONSTRUÇÃO DO DISCURSO NOTICIOSO NO JORNAL NACIONAL – Afonso Ribas MOREIRA (UESB)

OS TELEJORNAIS E AS GREVES: UM ESTUDO DE CASO DE ALGUMAS MATÉRIAS DA TV SUDOESTE NO ANO DE 2015Victória LÔBO/Cristiane NOVAIS/Yarle RAMALHO (UESB)

COBERTURAS DA MORTE DE SENNA E DA QUEDA DO AVIÃO DA CHAPECOENSE NA GLOBO: REFLEXÕES A PARTIR DOS MEDIADORES Vernihu OSWALDO (UFPEL)

A HISTÓRIA DA TELEVISÃO EM MOSSORÓJocifran JÚNIOR/Esdras MARCHEZAN SALES (UERN)

Mesa Televisão e Mídia Digital – coordenadora: Alessandra Maia (UFF)

NARRATIVAS TRANSMIDIÁTICAS: PUBLICIDADE E FICÇÃOLorenna MACIEL (UFF)

CHOQUE DE CULTURA: UMA ANÁLISE DA NARRATIVA DO FENÔMENO DO YOUTUBE E DA TEMPORADA NA TELEVISÃO Beatriz Vianna Barboza PEIXOTO/Leonardo Lopes do COUTO (UFRJ)

ALVINNN! E OS ESQUILOS- UMA ANÁLISE SOBRE A LONGEVIDADE MUSICAL DE BANDAS VIRTUAISPaula GONÇALVES (UFF)

MÚSICAS E VIDEOCLIPES COM MENSAGENS SOCIAIS: O CASO DO VMA DE “BEST VIDEO WITH A MESSAGE”Cecília Martins Xavier de LIMA (UFF)

Mesa Ficção Seriada Televisiva – coordenadora: Maíra Bianchini (UFBA)

“OS DEZ MANDAMENTOS”: A TELEDRAMATURGIA BÍBLICA COMO ESTRATÉGIA DE MERCADO DA RECORDTV Fabrício de Jesus FILGUEIRAS/Emilly Almeida Pedreira dos SANTOS (UNEB)

A TRANSMÍDIA NO UNIVERSO STAR TREK: UMA ANÁLISE DA WEBSÉRIE STAR TREK: SHORT TREKS Mariana Aguiar MEYER/Leandro Carneiro MENDES/Pedro de Castro MARTINS (UFJF)

BLACK MIRROR: REFLEXÕES SOBRE USOS DE TECNOLOGIAS E AS POSTURAS PERFORMÁTICAS NO EPISÓDIO “QUEDA LIVRE”Emília FELIX (UnB)

(RE)CONSTRUINDO MUNDOS FICCIONAIS: A ESTRUTURA DO PLOT TWIST EM MR. ROBOT Luccas OCTAVIANO (UFF)

ANÁLISE DE DISCURSO DO NARRADOR DA SÉRIE JANE THE VIRGIN Bárbara TORISU LEMOS (UFOP)

Mesa Ficção Seriada e Representação II – coordenadora: Patrícia D’Abreu (UFRJ)

DE VILÕES AFEMINADOS A FINAIS FELIZES: REPRESENTAÇÃO LGBT EM DESENHOS ANIMADOS Beatriz CÉSAR/Júlia MATOS/Lílian ELEN (UFF)

ABENÇOADO SEJA O FRUTO: A REPRESENTAÇÃO DA MATERNIDADE NA SÉRIE THE HANDMAID’S TALELetícia ALVES GRATON (UFPR)

REPRESENTAÇÕES CONTEMPORÂNEAS DE PERSONAGENS TRANS EM FICÇÕES SERIADAS TELEVISIVASThomaz OLIVEIRA/Igor OLIVEIRA (UNAMA)

“HORA DE MONTAR!”: UMA ANÁLISE DOS ESTEREÓTIPOS DAS PERSONAGENS EM SUPER DRAGSCaio AMARAL/Werner REHM (UFF)

Mesa Ficção Seriada e Representação I – coordenadora: Wagner Dornelles (UFF)

DINÂMICAS RACIAIS NA SÉRIE DE TV BLACK-ISH: AS DEFINIÇÕES DO QUE É SER NEGROBárbara CHATACK/Carolina APOLINÁRIO/Gabriela FOGTMAN (UFF)

PRESENÇA DO NEGRO EM TELENOVELAS: UMA ANÁLISE DA NARRATIVA DE JOÃO EMANUEL CARNEIRO Ana Caroline CHAGAS/Carolina NASCENTE/Giulia FERNANDES (UFF)

SBT E A REPRESENTATIVIDADE NEGRA NA INFÂNCIA Ana Luiza RIBEIRO/Domenique RANGEL/Victoria REGIS (UFF)

THE HANDMAID’S TALE – REPRESENTAÇÃO E REPRESENTATIVIDADE RACIAIS NA ADAPTAÇÃO TELEVISIVA DE UM ROMANCE Gabriel DA SILVA MELO (UFF)

PÓS-GRADUAÇÃO

Mesa Televisão e Cultura Sonora – coordenador: José Cláudio Siqueira Castanheira (UFSC)

IMAGEM-RITMO, NARRATIVA POP E CULTURA DIGITAL: A RECONFIGURAÇÃO DE FORMATOS AUDIOVISUAIS NO CONTEMPORÂNEOLeonam DALLA VECCHIA (UFF)

BECAUSE OF YOU: A RELAÇÃO ENTRE AS TRILHAS SONORAS DE TELENOVELAS DOS ANOS 2000 E OS TOP HITS RADIOFÔNICOS Yke LEON (UFRJ)

A PONTE TRANSMIDIÁTICA ENTRE A TV E O PALCO: MEGASHOWS PERFORMADOS POR PERSONAGENS FICTÍCIOS Tatyane LARRUBIA (UFF)

REACTION VIDEOS ESTRANGEIROS SOBRE VIDEOCLIPES BRASILEIROS NO YOUTUBE: PERFORMANCES DE GOSTO E VALOR MUSICAL Davi REBOUÇAS (UFF)/Luana INOCÊNCIO (UFF)

Mesa Televisão e Informação I – coordenadora: Iluska Coutinho (UFJF)

QUAL É O MEU PARTIDO? UM OLHAR SOBRE A (IN)VISIBILIDADE DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO PELO JORNAL NACIONAL Simone MARTINS, (UFJF)

ENTREVISTANDO SOBREVIVENTES DE CRIMES VIOLENTOS NA TELEVISÃO ABERTA BRASILEIRA Maria Eduarda Ledo Martins de ABREU (UFRJ)

TELEJORNAIS POLICIAIS: USOS DOS ESTEREÓTIPOS SOCIAIS NA ATRIBUIÇÃO DO VALOR VIDA Marcela ARCOVERDE (PPGMC-UFF)

Mesa Televisão, letramento e competências – coordenadora: Thaiane Oliveira (UFF)

COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO YOUTUBE: TIPOLOGIAS SOBRE TENDÊNCIAS DE LINGUAGENS, NARRATIVAS E INTERACIONAIS Thaiane OLIVEIRA (UFF)/Marco Aurélio BITTENCOURT (UFF)/Maria Elizabeth Pinto de MELO (UFF)/Marcelle PEREIRA (UFF)

COMPETÊNCIAS TRANSMIDIÁTICAS NA PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS ESCOLARES COLABORATIVOS João MASSAROLO/Gustavo PADOVANI/Dario MESQUITA (UFSCar)

CAMPANHAS ELEITORAIS MULTIPLATAFORMAS EM TEMPOS DE CONVERGÊNCIA MIDIÁTICA Sylvia IASULAITIS/Aiane de Oliveira VIEIRA/Ariane Duarte SELEGHIM (UFSCar)

COGNIÇÃO E HABILIDADES REQUERIDAS E DESENVOLVIDAS NA PRÁTICA DO BINGE WATCHING DE SÉRIES Rebeca NASCIMENTO (UERJ)

100 MILHÕES DE UNS: A AUDIÊNCIA ENTRE AS MASSAS E OS INDIVÍDUOS E O ALCANCE COMO COMPETÊNCIA DA EMISSORA NO CENÁRIO DE CONVERGÊNCIARodrigo MARTINS (FIBAM/UFPE)

Mesa Televisão e Informação II – coordenadora: Iluska Coutinho (UFJF)

A PROXIMIDADE NO JORNALISMO LOCAL E REGIONAL: PARA ALÉM DE UM VALOR NOTÍCIAJosé Tarcísio OLIVEIRA FILHO (UFMG)

MULTITELANDO: ENTRE DIFERENTES SUPORTES E TELAS Elizabeth Bastos DUARTE (UFSM)

O ESPAÇO E A PERCEPÇÃO DA INFORMAÇÃO NA GRADE BRASILEIRA Carla RAMALHO UFJF)/ Iluska COUTINHO (UFJF)

GÊNEROS E FORMATOS JORNALÍSTICOS NO TELEJORNAL: REPENSANDO O MODELO CLASSIFICATÓRIOVitor BELÉM (UFS)/Lívia CIRNE (UFRN)

DIVERSIDADE E JORNALISMO AUDIOVISUAL: A NEGOCIAÇÃO DE SENTIDO PÚBLICO NA CONTEMPORANEIDADE Iluska COUTINHO (UFJF)

NOVOS USOS DA NARRATIVA TELEJORNALÍSTICA NO BRANDED CONTENT: UMA ANÁLISE DO SITE COCA-COLA JOURNEYAna Paula GOULART DE ANDRADE (PUC-Rio)/ Daniele de CASTRO ALVES (UERJ)

Mesa História da Televisão – coordenador: Bruno Souza Leal (UFMG)

A “TELEVISÃO ECONÔMICA”: MERCADO, HOMOGEINIZAÇÃO CULTURAL E PSEUDOINDIVIDUALIDADEAna Luiza Fleck SAIBRO (FCL)

O TELEVISONAMENTO DO MUNDO: MOVIMENTOS NO TEMPO ENTRE O DENTRO E O FORA DA TELEVISÃOBruno Souza LEAL/Phellipy JÁCOME/Felipe BORGES (UFMG)

REFLEXIVIDADE COMO ESTÉTICA TELEVISIVA: MANIFESTAÇÕES NO BRASIL E NO MUNDO ENTRE OS SÉCULOS XX E XXICarla Simone DOYLE TORRES (UFN)

AS ORIGENS DA TV BRASIL – MARCOS FUNDACIONAIS E LEGAIS DA EMISSORA PÚBLICAAkemi NITAHARA/Cristina Rego Monteiro da LUZ (UFRJ)

UMA TELEVISÃO (NÃO) PÚBLICA NA HISTÓRIA DO BRASIL: PERFIL DAS EMISSORAS DO “CAMPO PÚBLICO”Caio BARBOSA (UFF)

Mesa Televisão e Entretenimento I – coordenadora: Renata Tomaz (UFF)

KEEPING UP WITH THE KARDASHIANS: O MITO DA BELEZA, ESTIGMAS DO FEMININO E INTIMIDADE DAS CELEBRIDADES EM REALITY SHOWSLorena BASTOS/Luana INOCÊNCIO (UFF)

BRINCANDO DE YOUTUBE(R): YOUTUBERS MIRINS E SUAS RELAÇÕES COM AS INFÂNCIASElisa BASTOS ARAUJO (UFBA)/Fernanda GONÇALVES CALDAS (UFBA)/Michele NEGRINI (UFPEL)

MAISA SILVA: DE CELEBRIDADE MIRIM A INFLUENCIADORA DIGITALCarlos Roberto Vieira GIRÃO/Emília Morena Silva FELIX/Rafiza Luziani VARÃO (UnB)

POTÊNCIAS E FRAGILIDADES DE CASOS DE FAMÍLIA NA DISCUSSÃO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICARafael Barbosa Fialho MARTINS (UFMG)

PARA QUEM VÊ, PARA QUEM VIU: UM ESTUDO ACERCA DO CONTEÚDO INFANTILArthur Felipe FIEL (UFF)

Mesa Televisão e Entretenimento II – coordenador: Vitor Belém (UFS)

FOLCLORE COMO FONTE DE ENTRETENIMENTO TELEVISIVO: ESTUDO SOBRE LA FIESTA DO GRAN PODERKarla TERAN Machicado /Aline Wendpap Nunes de SIQUEIRA (UFMT)

A DISTRIBUIÇÃO DA TRANSMISSÃO AUDIOVISUAL DA COPA DO MUNDO DE 2018 NA PERSPECTIVAVA BRASILEIRATatiana Zuardi USHINOHAMA (UFF)

O INFOTENIMENTO NOS PROGRAMAS DE TURISMOFelipe Reis GASPARETE (UFJF)

KONBANWA, TERRACE HOUSE WA: A MORAL CONTEMPORÂNEA E A ÉTICA DA AUTENTICIDADE NOS REALITY SHOWS JAPONESESKrystal URBANO/Mayara ARAUJO (UFF)

Mesa Ficção Seriada e Questões sociais – coordenadora: Tatiana Siciliano (PUC-RJ)

ESTILO TELEVISIVO E A CONSTRUÇÃO DO SOFRIMENTO POR DROGADIÇÃO EM TELENOVELASMariana ALMEIDA (UFMG)

PROTAGONISMO NEGRO NAS SÉRIES TELEVISIVAS ESTADUNIDENSES: A TEMPORADA 2017-2018 NAS REDES DE BROADCASTINGBárbara CAMIRIM (UFF)

THE RISE OF ORISHAS: A ASCENSÃO DO AUDIOVISUAL PERIFÉRICOChristiane CAMPOS (UFF)

RECEPÇÃO DAS TEMÁTICAS SOCIAIS EM O OUTRO LADO DO PARAÍSOGêsa CAVALCANTI (UFPE)

A PARTICIPAÇÃO DESEJADA: UMA ANÁLISE DAS DISPUTAS ENTRE FÃS E INSTÂNCIA PRODUTIVA NA TELENOVELA HAJA CORAÇÃOEmilly BELARMINO/Gêsa CAVALCANTI (UFPE)

MÍDIA E CRIMINOLOGIA: O ESPETÁCULO PUNITIVO NO EPISÓDIO WHITE BEAR (2013), DE BLACK MIRRORThiago ARAUJO (UCAM/ICPC)/Andrei MAUREY (PUC-Rio)

Mesa Ficção Seriada e circuitos de produção e recepção – coordenadora: Tatiana Siciliano (PUC-RJ)

HBO X NETFLIX: UM EMBATE ENTRE QUALIDADE E QUANTIDADEVanessa SCALEI (PUCRS)

ESTRATÉGIAS NARRATIVAS E POLÍTICAS DAS PRODUÇÕES BRASILEIRAS DA NETFLIXRodrigo QUINAN (UFF)

A TÉCNICA AUDIOVISUAL COMO PODER DE ARGUMENTAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS DISPUTAS DE SENTIDO DOS SHIPPERS DE ONCE UPON A TIMEEnoe Lopes PONTES (UFBA)

CICLO DE PRODUÇÃO, DISTRIBUIÇÃO E CONSUMO DE NARRATIVAS SERIADAS E A CULTURA DAS SÉRIESMárcia Diniz de SOUZA (UFF)

NA ERA DA PÓS-TV: A TRANSMÍDIA NA SÉRIE TELEVISIVA SHERLOCKCamila FIGUEIREDO (UFMG)

Mesa Ficção Seriada, personagens e universos narrativos – coordenadora: Ana Gabriela Dickstein (UFF)

O HERÓI E O VILÃO NA FICÇÃO SERIADA: UMA ANÁLISE DOS ARQUÉTIPOS PRESENTES NA SÉRIE SUPERNATURALElisa Maria CHIARELLO/Valquíria Michela JOHN (UFPR)

NOSTALGIA RESTAURATIVA E REFLEXIVA EM SÉRIES DE TV: O CASO FULLER HOUSEAlice REIS (FACHA)

NOSTALGIA E DISTOPIA: RELAÇÕES ENTRE PASSADO E FUTURO NA FICÇÃO SERIADAHeitor MACHADO (UFRJ)

VHS E BETAMAX – ESTÉTICA E MEMÓRIA DE FITAS ANALÓGICAS EM CIRCULAÇÃO NO YOUTUBE E VIMEOPedro Cezar Duarte GUIMARÃES (UFF)

UMA DISTOPIA BRASILEIRA EM DOIS TEMPOS: AS VISUALIDADES DA SÉRIE 3%Amanda FERREIRA SANTOS (UNIFESP)

Mesa Ficção Seriada no contexto global – coordenadora: Ana Gabriela Dickstein (UFF)

O BRASIL DE MACHADO DE ASSIS NAS NOVELAS DE GILBERTO BRAGAAlana de O. Freitas EL FAHL (UEFS)

A TELENOVELA BRASILEIRA NA ERA DA CONVERGÊNCIA: ADAPTAR OS CONCEITOS ATRAVÉS DAS FRONTEIRAS?Larissa CHRISTOFORO (UNIVERSITÉ DE MONTRÉAL)

ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS DE STREAMING DE SÉRIES TELEVISIVAS BRASILEIRAS NA PLATAFORMA GLOBOPLAYMaria Cristina P. MUNGIOLI/Flavia Suzue de M. IKEDA/Tomaz Affonso PENNER (USP)

A ATUAL PRODUÇÃO DA TELEVISA: TELEDRAMATURGIA E MUDANÇASMaria Angela RAUS (USP)

Mesa Ficção Seriada e Narrativa – coordenadora: Gabriela Borges (UFJF)

POR UMA POÉTICA DO STORYTELLING TELEVISUAL (OU DE QUANDO JASON MITTELL SE EQUIVOCA, MESMO QUANDO PARECE TER RAZÃO)Benjamim PICADO (UFF)

PRINCÍPIOS E RECURSOS DA CONTINUIDADE NARRATIVAS: DOS COMICS DE SUPER-HERÓIS A FICÇÃO SERIADA PARA TELEVISÃOMaria Carmem SOUZA/João Senna TEIXEIRA (UFBA)

THIS IS US: O USO DO FLASHBACK NA CONSTRUÇÃO NARRATIVA AUDIOVISUALSusan VIDINHAS (FACHA)

LINGUAGENS E FLUXOS MIGRATÓRIOS: O VALOR INTERMIDIÁTICO DE “13 REASONS WHY” NA EXPANSÃO DA NARRATIVA SERIADAMatheus BERTOLINI (UFJF)

Mesa Ficção Seriada e Gênero – coordenadora: Alessandra Maia (UFF)

A ‘LOUCURA’ FEMININA NAS TELENOVELAS DO HORÁRIO NOBRE: PRIMEIRAS PISTAS DE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIAAna Carolina MAOSKI (UFPR)

QUEM SÃO ELAS? MULHERES NEGRAS NAS SÉRIES BRASILEIRASAna Luísa PEREIRA/Regiane RIBEIRO (UFPR)

ENTRE A MÃE DEDICADA E ESTRATEGISTA OBSTINADA: A REPRESENTAÇÃO DE “MULHERES FORTES” NO MAINSTREAM DA FICÇÃO SERIADACamila Rechia FERREIRA/Regiane Regina RIBEIRO (UFPR)

VALE TUDO NA VIDA E NA DRAMATURGIA: PRÁTICAS CORRUPTIVAS A PARTIR DE VILÃS DE TELENOVELASDouglas Maia COLARÉS/André Fabrício da Cunha HOLANDA (UFRJ)

Mesa Televisão e Mídias Digitais – coordenadora: Lívia Cirne (UFRN)

TV PÚBLICA E MOBILIDADE: UM PANORAMA DA OFERTA DE CONTEÚDO PARA OS DISPOSITIVOS MÓVEISErivelto Diego AMARANTE/Debora C A C MILLA (UFPR)

DO LOCAL AO GLOBAL: O CASO DO BRASIL EM REDEGustavo Teixeira de Faria PEREIRA/Iluska COUTINHO (UFJF)

O CENÁRIO DA ACESSIBILIDADE DAS TVS ESTATAIS BRASILEIRAS NA WEBAmanda AZEVEDO (UFPB)/Caroline GALIZA (UFPB)

AS LINHAS DO DESIGN AUDIOVISUAL COMO MEIOS PARA DESENVOLVER PRODUÇÕES FICCIONAISValdecir BECKER (UFPB)/Daniel GAMBARO (USP)/Thais Saraiva RAMOS (UAM)

Mesa Televisão, Mídia Digital e Práticas da audiência – coordenadora: Lívia Cirne (UFRN)

PRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO DE MEMES NA TV SOCIALMelissa Ribeiro de ALMEIDA (Estácio JF)

A REGRA DO JOGO SÃO OS IMAGE MACROS: A OPERACIONALIZAÇÃO DA LINGUAGEM DOS MEMES NAS PÁGINAS DE PERSONAGENSDaniel RIOS/Dandara MAGALHÃES (UFF)

AUDIÊNCIA TRANSMÍDIA DE TELENOVELA: NOVAS FORMAS DE CONSUMO, NOVOS COMPORTAMENTOSMarcela COSTA (UFRN)

ETNOGRAFIA VIRTUAL COMO METODOLOGIA PARA ESTUDO DE COMUNIDADES DE FÃSLuiza de Mello STEFANO (UFJF)