Como citar:
SOBRENOME, Nome do autor do artigo. Título do artigo. In: II Congresso TeleVisões. Anais… Niterói (RJ): UFF, 2019. Disponível em: . Acesso em: dia, mês e ano.
Clique aqui para acessar o sumário do II Congresso TeleVisões em PDF
Graduação
Mesa História da TV e Informação – coordenador: Wagner Dornelles (UFF)
OS TELEJORNAIS E AS GREVES: UM ESTUDO DE CASO DE ALGUMAS MATÉRIAS DA TV SUDOESTE NO ANO DE 2015 – Victória LÔBO/Cristiane NOVAIS/Yarle RAMALHO (UESB)
COBERTURAS DA MORTE DE SENNA E DA QUEDA DO AVIÃO DA CHAPECOENSE NA GLOBO: REFLEXÕES A PARTIR DOS MEDIADORES – Vernihu OSWALDO (UFPEL)
A HISTÓRIA DA TELEVISÃO EM MOSSORÓ – Jocifran JÚNIOR/Esdras MARCHEZAN SALES (UERN)
Mesa Televisão e Mídia Digital – coordenadora: Alessandra Maia (UFF)
NARRATIVAS TRANSMIDIÁTICAS: PUBLICIDADE E FICÇÃO – Lorenna MACIEL (UFF)
CHOQUE DE CULTURA: UMA ANÁLISE DA NARRATIVA DO FENÔMENO DO YOUTUBE E DA TEMPORADA NA TELEVISÃO – Beatriz Vianna Barboza PEIXOTO/Leonardo Lopes do COUTO (UFRJ)
ALVINNN! E OS ESQUILOS- UMA ANÁLISE SOBRE A LONGEVIDADE MUSICAL DE BANDAS VIRTUAIS – Paula GONÇALVES (UFF)
MÚSICAS E VIDEOCLIPES COM MENSAGENS SOCIAIS: O CASO DO VMA DE “BEST VIDEO WITH A MESSAGE” – Cecília Martins Xavier de LIMA (UFF)
Mesa Ficção Seriada Televisiva – coordenadora: Maíra Bianchini (UFBA)
“OS DEZ MANDAMENTOS”: A TELEDRAMATURGIA BÍBLICA COMO ESTRATÉGIA DE MERCADO DA RECORDTV – Fabrício de Jesus FILGUEIRAS/Emilly Almeida Pedreira dos SANTOS (UNEB)
A TRANSMÍDIA NO UNIVERSO STAR TREK: UMA ANÁLISE DA WEBSÉRIE STAR TREK: SHORT TREKS – Mariana Aguiar MEYER/Leandro Carneiro MENDES/Pedro de Castro MARTINS (UFJF)
BLACK MIRROR: REFLEXÕES SOBRE USOS DE TECNOLOGIAS E AS POSTURAS PERFORMÁTICAS NO EPISÓDIO “QUEDA LIVRE” – Emília FELIX (UnB)
(RE)CONSTRUINDO MUNDOS FICCIONAIS: A ESTRUTURA DO PLOT TWIST EM MR. ROBOT – Luccas OCTAVIANO (UFF)
ANÁLISE DE DISCURSO DO NARRADOR DA SÉRIE JANE THE VIRGIN – Bárbara TORISU LEMOS (UFOP)
Mesa Ficção Seriada e Representação II – coordenadora: Patrícia D’Abreu (UFRJ)
DE VILÕES AFEMINADOS A FINAIS FELIZES: REPRESENTAÇÃO LGBT EM DESENHOS ANIMADOS – Beatriz CÉSAR/Júlia MATOS/Lílian ELEN (UFF)
ABENÇOADO SEJA O FRUTO: A REPRESENTAÇÃO DA MATERNIDADE NA SÉRIE THE HANDMAID’S TALE – Letícia ALVES GRATON (UFPR)
REPRESENTAÇÕES CONTEMPORÂNEAS DE PERSONAGENS TRANS EM FICÇÕES SERIADAS TELEVISIVAS – Thomaz OLIVEIRA/Igor OLIVEIRA (UNAMA)
“HORA DE MONTAR!”: UMA ANÁLISE DOS ESTEREÓTIPOS DAS PERSONAGENS EM SUPER DRAGS – Caio AMARAL/Werner REHM (UFF)
Mesa Ficção Seriada e Representação I – coordenadora: Wagner Dornelles (UFF)
DINÂMICAS RACIAIS NA SÉRIE DE TV BLACK-ISH: AS DEFINIÇÕES DO QUE É SER NEGRO – Bárbara CHATACK/Carolina APOLINÁRIO/Gabriela FOGTMAN (UFF)
PRESENÇA DO NEGRO EM TELENOVELAS: UMA ANÁLISE DA NARRATIVA DE JOÃO EMANUEL CARNEIRO – Ana Caroline CHAGAS/Carolina NASCENTE/Giulia FERNANDES (UFF)
SBT E A REPRESENTATIVIDADE NEGRA NA INFÂNCIA – Ana Luiza RIBEIRO/Domenique RANGEL/Victoria REGIS (UFF)
THE HANDMAID’S TALE – REPRESENTAÇÃO E REPRESENTATIVIDADE RACIAIS NA ADAPTAÇÃO TELEVISIVA DE UM ROMANCE – Gabriel DA SILVA MELO (UFF)
PÓS-GRADUAÇÃO
Mesa Televisão e Cultura Sonora – coordenador: José Cláudio Siqueira Castanheira (UFSC)
IMAGEM-RITMO, NARRATIVA POP E CULTURA DIGITAL: A RECONFIGURAÇÃO DE FORMATOS AUDIOVISUAIS NO CONTEMPORÂNEO – Leonam DALLA VECCHIA (UFF)
BECAUSE OF YOU: A RELAÇÃO ENTRE AS TRILHAS SONORAS DE TELENOVELAS DOS ANOS 2000 E OS TOP HITS RADIOFÔNICOS – Yke LEON (UFRJ)
A PONTE TRANSMIDIÁTICA ENTRE A TV E O PALCO: MEGASHOWS PERFORMADOS POR PERSONAGENS FICTÍCIOS – Tatyane LARRUBIA (UFF)
REACTION VIDEOS ESTRANGEIROS SOBRE VIDEOCLIPES BRASILEIROS NO YOUTUBE: PERFORMANCES DE GOSTO E VALOR MUSICAL – Davi REBOUÇAS (UFF)/Luana INOCÊNCIO (UFF)
Mesa Televisão e Informação I – coordenadora: Iluska Coutinho (UFJF)
QUAL É O MEU PARTIDO? UM OLHAR SOBRE A (IN)VISIBILIDADE DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO PELO JORNAL NACIONAL – Simone MARTINS, (UFJF)
ENTREVISTANDO SOBREVIVENTES DE CRIMES VIOLENTOS NA TELEVISÃO ABERTA BRASILEIRA – Maria Eduarda Ledo Martins de ABREU (UFRJ)
TELEJORNAIS POLICIAIS: USOS DOS ESTEREÓTIPOS SOCIAIS NA ATRIBUIÇÃO DO VALOR VIDA – Marcela ARCOVERDE (PPGMC-UFF)
Mesa Televisão, letramento e competências – coordenadora: Thaiane Oliveira (UFF)
COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO YOUTUBE: TIPOLOGIAS SOBRE TENDÊNCIAS DE LINGUAGENS, NARRATIVAS E INTERACIONAIS – Thaiane OLIVEIRA (UFF)/Marco Aurélio BITTENCOURT (UFF)/Maria Elizabeth Pinto de MELO (UFF)/Marcelle PEREIRA (UFF)
COMPETÊNCIAS TRANSMIDIÁTICAS NA PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS ESCOLARES COLABORATIVOS – João MASSAROLO/Gustavo PADOVANI/Dario MESQUITA (UFSCar)
CAMPANHAS ELEITORAIS MULTIPLATAFORMAS EM TEMPOS DE CONVERGÊNCIA MIDIÁTICA – Sylvia IASULAITIS/Aiane de Oliveira VIEIRA/Ariane Duarte SELEGHIM (UFSCar)
COGNIÇÃO E HABILIDADES REQUERIDAS E DESENVOLVIDAS NA PRÁTICA DO BINGE WATCHING DE SÉRIES – Rebeca NASCIMENTO (UERJ)
100 MILHÕES DE UNS: A AUDIÊNCIA ENTRE AS MASSAS E OS INDIVÍDUOS E O ALCANCE COMO COMPETÊNCIA DA EMISSORA NO CENÁRIO DE CONVERGÊNCIA – Rodrigo MARTINS (FIBAM/UFPE)
Mesa Televisão e Informação II – coordenadora: Iluska Coutinho (UFJF)
A PROXIMIDADE NO JORNALISMO LOCAL E REGIONAL: PARA ALÉM DE UM VALOR NOTÍCIA – José Tarcísio OLIVEIRA FILHO (UFMG)
MULTITELANDO: ENTRE DIFERENTES SUPORTES E TELAS – Elizabeth Bastos DUARTE (UFSM)
O ESPAÇO E A PERCEPÇÃO DA INFORMAÇÃO NA GRADE BRASILEIRA – Carla RAMALHO UFJF)/ Iluska COUTINHO (UFJF)
GÊNEROS E FORMATOS JORNALÍSTICOS NO TELEJORNAL: REPENSANDO O MODELO CLASSIFICATÓRIO – Vitor BELÉM (UFS)/Lívia CIRNE (UFRN)
DIVERSIDADE E JORNALISMO AUDIOVISUAL: A NEGOCIAÇÃO DE SENTIDO PÚBLICO NA CONTEMPORANEIDADE – Iluska COUTINHO (UFJF)
NOVOS USOS DA NARRATIVA TELEJORNALÍSTICA NO BRANDED CONTENT: UMA ANÁLISE DO SITE COCA-COLA JOURNEY – Ana Paula GOULART DE ANDRADE (PUC-Rio)/ Daniele de CASTRO ALVES (UERJ)
Mesa História da Televisão – coordenador: Bruno Souza Leal (UFMG)
A “TELEVISÃO ECONÔMICA”: MERCADO, HOMOGEINIZAÇÃO CULTURAL E PSEUDOINDIVIDUALIDADE – Ana Luiza Fleck SAIBRO (FCL)
O TELEVISONAMENTO DO MUNDO: MOVIMENTOS NO TEMPO ENTRE O DENTRO E O FORA DA TELEVISÃO – Bruno Souza LEAL/Phellipy JÁCOME/Felipe BORGES (UFMG)
REFLEXIVIDADE COMO ESTÉTICA TELEVISIVA: MANIFESTAÇÕES NO BRASIL E NO MUNDO ENTRE OS SÉCULOS XX E XXI – Carla Simone DOYLE TORRES (UFN)
AS ORIGENS DA TV BRASIL – MARCOS FUNDACIONAIS E LEGAIS DA EMISSORA PÚBLICA – Akemi NITAHARA/Cristina Rego Monteiro da LUZ (UFRJ)
UMA TELEVISÃO (NÃO) PÚBLICA NA HISTÓRIA DO BRASIL: PERFIL DAS EMISSORAS DO “CAMPO PÚBLICO” – Caio BARBOSA (UFF)
Mesa Televisão e Entretenimento I – coordenadora: Renata Tomaz (UFF)
KEEPING UP WITH THE KARDASHIANS: O MITO DA BELEZA, ESTIGMAS DO FEMININO E INTIMIDADE DAS CELEBRIDADES EM REALITY SHOWS – Lorena BASTOS/Luana INOCÊNCIO (UFF)
BRINCANDO DE YOUTUBE(R): YOUTUBERS MIRINS E SUAS RELAÇÕES COM AS INFÂNCIAS – Elisa BASTOS ARAUJO (UFBA)/Fernanda GONÇALVES CALDAS (UFBA)/Michele NEGRINI (UFPEL)
MAISA SILVA: DE CELEBRIDADE MIRIM A INFLUENCIADORA DIGITAL – Carlos Roberto Vieira GIRÃO/Emília Morena Silva FELIX/Rafiza Luziani VARÃO (UnB)
POTÊNCIAS E FRAGILIDADES DE CASOS DE FAMÍLIA NA DISCUSSÃO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA – Rafael Barbosa Fialho MARTINS (UFMG)
PARA QUEM VÊ, PARA QUEM VIU: UM ESTUDO ACERCA DO CONTEÚDO INFANTIL – Arthur Felipe FIEL (UFF)
Mesa Televisão e Entretenimento II – coordenador: Vitor Belém (UFS)
FOLCLORE COMO FONTE DE ENTRETENIMENTO TELEVISIVO: ESTUDO SOBRE LA FIESTA DO GRAN PODER – Karla TERAN Machicado /Aline Wendpap Nunes de SIQUEIRA (UFMT)
A DISTRIBUIÇÃO DA TRANSMISSÃO AUDIOVISUAL DA COPA DO MUNDO DE 2018 NA PERSPECTIVAVA BRASILEIRA – Tatiana Zuardi USHINOHAMA (UFF)
O INFOTENIMENTO NOS PROGRAMAS DE TURISMO – Felipe Reis GASPARETE (UFJF)
KONBANWA, TERRACE HOUSE WA: A MORAL CONTEMPORÂNEA E A ÉTICA DA AUTENTICIDADE NOS REALITY SHOWS JAPONESES – Krystal URBANO/Mayara ARAUJO (UFF)
Mesa Ficção Seriada e Questões sociais – coordenadora: Tatiana Siciliano (PUC-RJ)
ESTILO TELEVISIVO E A CONSTRUÇÃO DO SOFRIMENTO POR DROGADIÇÃO EM TELENOVELAS – Mariana ALMEIDA (UFMG)
PROTAGONISMO NEGRO NAS SÉRIES TELEVISIVAS ESTADUNIDENSES: A TEMPORADA 2017-2018 NAS REDES DE BROADCASTING – Bárbara CAMIRIM (UFF)
THE RISE OF ORISHAS: A ASCENSÃO DO AUDIOVISUAL PERIFÉRICO – Christiane CAMPOS (UFF)
RECEPÇÃO DAS TEMÁTICAS SOCIAIS EM O OUTRO LADO DO PARAÍSO – Gêsa CAVALCANTI (UFPE)
A PARTICIPAÇÃO DESEJADA: UMA ANÁLISE DAS DISPUTAS ENTRE FÃS E INSTÂNCIA PRODUTIVA NA TELENOVELA HAJA CORAÇÃO – Emilly BELARMINO/Gêsa CAVALCANTI (UFPE)
MÍDIA E CRIMINOLOGIA: O ESPETÁCULO PUNITIVO NO EPISÓDIO WHITE BEAR (2013), DE BLACK MIRROR – Thiago ARAUJO (UCAM/ICPC)/Andrei MAUREY (PUC-Rio)
Mesa Ficção Seriada e circuitos de produção e recepção – coordenadora: Tatiana Siciliano (PUC-RJ)
HBO X NETFLIX: UM EMBATE ENTRE QUALIDADE E QUANTIDADE – Vanessa SCALEI (PUCRS)
ESTRATÉGIAS NARRATIVAS E POLÍTICAS DAS PRODUÇÕES BRASILEIRAS DA NETFLIX – Rodrigo QUINAN (UFF)
A TÉCNICA AUDIOVISUAL COMO PODER DE ARGUMENTAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS DISPUTAS DE SENTIDO DOS SHIPPERS DE ONCE UPON A TIME – Enoe Lopes PONTES (UFBA)
CICLO DE PRODUÇÃO, DISTRIBUIÇÃO E CONSUMO DE NARRATIVAS SERIADAS E A CULTURA DAS SÉRIES – Márcia Diniz de SOUZA (UFF)
NA ERA DA PÓS-TV: A TRANSMÍDIA NA SÉRIE TELEVISIVA SHERLOCK – Camila FIGUEIREDO (UFMG)
Mesa Ficção Seriada, personagens e universos narrativos – coordenadora: Ana Gabriela Dickstein (UFF)
O HERÓI E O VILÃO NA FICÇÃO SERIADA: UMA ANÁLISE DOS ARQUÉTIPOS PRESENTES NA SÉRIE SUPERNATURAL – Elisa Maria CHIARELLO/Valquíria Michela JOHN (UFPR)
NOSTALGIA RESTAURATIVA E REFLEXIVA EM SÉRIES DE TV: O CASO FULLER HOUSE – Alice REIS (FACHA)
NOSTALGIA E DISTOPIA: RELAÇÕES ENTRE PASSADO E FUTURO NA FICÇÃO SERIADA – Heitor MACHADO (UFRJ)
VHS E BETAMAX – ESTÉTICA E MEMÓRIA DE FITAS ANALÓGICAS EM CIRCULAÇÃO NO YOUTUBE E VIMEO – Pedro Cezar Duarte GUIMARÃES (UFF)
UMA DISTOPIA BRASILEIRA EM DOIS TEMPOS: AS VISUALIDADES DA SÉRIE 3% – Amanda FERREIRA SANTOS (UNIFESP)
Mesa Ficção Seriada no contexto global – coordenadora: Ana Gabriela Dickstein (UFF)
O BRASIL DE MACHADO DE ASSIS NAS NOVELAS DE GILBERTO BRAGA – Alana de O. Freitas EL FAHL (UEFS)
A TELENOVELA BRASILEIRA NA ERA DA CONVERGÊNCIA: ADAPTAR OS CONCEITOS ATRAVÉS DAS FRONTEIRAS? – Larissa CHRISTOFORO (UNIVERSITÉ DE MONTRÉAL)
ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS DE STREAMING DE SÉRIES TELEVISIVAS BRASILEIRAS NA PLATAFORMA GLOBOPLAY – Maria Cristina P. MUNGIOLI/Flavia Suzue de M. IKEDA/Tomaz Affonso PENNER (USP)
A ATUAL PRODUÇÃO DA TELEVISA: TELEDRAMATURGIA E MUDANÇAS – Maria Angela RAUS (USP)
Mesa Ficção Seriada e Narrativa – coordenadora: Gabriela Borges (UFJF)
POR UMA POÉTICA DO STORYTELLING TELEVISUAL (OU DE QUANDO JASON MITTELL SE EQUIVOCA, MESMO QUANDO PARECE TER RAZÃO) – Benjamim PICADO (UFF)
PRINCÍPIOS E RECURSOS DA CONTINUIDADE NARRATIVAS: DOS COMICS DE SUPER-HERÓIS A FICÇÃO SERIADA PARA TELEVISÃO – Maria Carmem SOUZA/João Senna TEIXEIRA (UFBA)
THIS IS US: O USO DO FLASHBACK NA CONSTRUÇÃO NARRATIVA AUDIOVISUAL – Susan VIDINHAS (FACHA)
LINGUAGENS E FLUXOS MIGRATÓRIOS: O VALOR INTERMIDIÁTICO DE “13 REASONS WHY” NA EXPANSÃO DA NARRATIVA SERIADA – Matheus BERTOLINI (UFJF)
Mesa Ficção Seriada e Gênero – coordenadora: Alessandra Maia (UFF)
A ‘LOUCURA’ FEMININA NAS TELENOVELAS DO HORÁRIO NOBRE: PRIMEIRAS PISTAS DE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA – Ana Carolina MAOSKI (UFPR)
QUEM SÃO ELAS? MULHERES NEGRAS NAS SÉRIES BRASILEIRAS – Ana Luísa PEREIRA/Regiane RIBEIRO (UFPR)
ENTRE A MÃE DEDICADA E ESTRATEGISTA OBSTINADA: A REPRESENTAÇÃO DE “MULHERES FORTES” NO MAINSTREAM DA FICÇÃO SERIADA – Camila Rechia FERREIRA/Regiane Regina RIBEIRO (UFPR)
VALE TUDO NA VIDA E NA DRAMATURGIA: PRÁTICAS CORRUPTIVAS A PARTIR DE VILÃS DE TELENOVELAS – Douglas Maia COLARÉS/André Fabrício da Cunha HOLANDA (UFRJ)
Mesa Televisão e Mídias Digitais – coordenadora: Lívia Cirne (UFRN)
TV PÚBLICA E MOBILIDADE: UM PANORAMA DA OFERTA DE CONTEÚDO PARA OS DISPOSITIVOS MÓVEIS – Erivelto Diego AMARANTE/Debora C A C MILLA (UFPR)
DO LOCAL AO GLOBAL: O CASO DO BRASIL EM REDE – Gustavo Teixeira de Faria PEREIRA/Iluska COUTINHO (UFJF)
O CENÁRIO DA ACESSIBILIDADE DAS TVS ESTATAIS BRASILEIRAS NA WEB – Amanda AZEVEDO (UFPB)/Caroline GALIZA (UFPB)
AS LINHAS DO DESIGN AUDIOVISUAL COMO MEIOS PARA DESENVOLVER PRODUÇÕES FICCIONAIS – Valdecir BECKER (UFPB)/Daniel GAMBARO (USP)/Thais Saraiva RAMOS (UAM)
Mesa Televisão, Mídia Digital e Práticas da audiência – coordenadora: Lívia Cirne (UFRN)
PRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO DE MEMES NA TV SOCIAL – Melissa Ribeiro de ALMEIDA (Estácio JF)
A REGRA DO JOGO SÃO OS IMAGE MACROS: A OPERACIONALIZAÇÃO DA LINGUAGEM DOS MEMES NAS PÁGINAS DE PERSONAGENS – Daniel RIOS/Dandara MAGALHÃES (UFF)
AUDIÊNCIA TRANSMÍDIA DE TELENOVELA: NOVAS FORMAS DE CONSUMO, NOVOS COMPORTAMENTOS – Marcela COSTA (UFRN)
ETNOGRAFIA VIRTUAL COMO METODOLOGIA PARA ESTUDO DE COMUNIDADES DE FÃS – Luiza de Mello STEFANO (UFJF)