Eixos Temáticos

O II Congresso TeleVisões reunirá especialmente trabalhos com as seguintes temáticas:

História da Televisão
Ementa: Questões em torno da história, dos processos e dos fluxos vinculados à indústria e à linguagem televisivas. Desenvolvimento das empresas televisivas e de outras instituições a elas vinculadas. Processos históricos em torno das linguagens dos produtos televisivos e dos diferentes gêneros, bem como da estrutura e da dinâmica da cultura televisiva. História e questões afins da televisão aberta, da televisão por assinatura, dos dispositivos que historicamente permitem a experiência televisiva, além de todo circuito comunicativo em torno desses fenômenos. História da televisão brasileira e do desenvolvimento dessa mídia ao redor do mundo.

Televisão e Informação
Ementa: Processos, análises e experiências que envolvam a relação entre a cultura televisiva e a informação. Telejornalismo, programas de entrevistas, mesas redondas e outros formatos/gêneros televisivos que atuem em perspectiva com informação. Caracterização e problematização de questões em torno das instituições informativas, das produções e dos produtos televisivos que lidam com informação, além do público que dialoga, recria e ressignifica esses fenômenos. Televisão como meio de divulgação científica e a interface entre televisão e áreas como a saúde e a educação.

Televisão e Entretenimento
Ementa: Características, conflitos e fenômenos que tratam dos produtos televisivos vinculados ou que tenham interlocução com o entretenimento. O telespectador no contexto da cultura do entretenimento na televisão. Reality shows, programas de auditório, publicidade televisiva, talk shows, game shows e outros produtos televisivos que discutam/problematizem/questionem/reforcem a relação entre televisão e entretenimento. Conceitos e problemáticas em torno da televisão, do circuito comunicativo e dos modos e experiência de espectatorialidade na cultura televisiva.

Ficção Seriada Televisiva
Ementa: Produção, circulação e consumo de ficção seriada televisiva no Brasil e no mundo. Formatos narrativos relacionados à serialização. Telenovela, séries, seriados, minisséries e demais modelos de produção. As origens no folhetim. A estrutura narrativa e suas reconfigurações. A ficção seriada no contexto transmidiático e de cultura participativa. As práticas dos fãs e os paratextos. A economia política da televisão em sua relação com a ficção seriada: novos veículos e formatos de distribuição. O streaming e os novos agentes do mercado. A nova “era de ouro” da produção televisiva. Representações e produção de sentido na ficção seriada.

Televisão e Cultura Sonora
Ementa: Fenômenos que dialogam com a cultura televisiva percebida em perspectiva com a cultura sonora e com a cultura musical. Análise, características e questões sobre o som na televisão. Formatos e gêneros televisivos que priorizam ou compartilham experiências sonoras na sua dinâmica de atuação. Videoclipes, reality shows musicais, jingles publicitários, trilhas sonoras de produtos televisivos e outras formas de diálogo existente entre a cultura televisiva e a experiência sonora.

Televisão e Mídia Digital
Ementa: A produção televisiva e as práticas de convergência de conteúdos em diferentes meios. Narrativas transmidiáticas e os produtos televisivos. A reconfiguração das linguagens da TV a partir do desenvolvimento das mídias digitais. Televisão digital, usabilidade, mobilidade, multiprogramação, interatividade. Especificidades do caso brasileiro. Segmentação e nicho. A relação entre consumo de TV e redes sociais: as “múltiplas telas” e a televisão “pós-massiva”.