Programação

DO MITO DO CENTRO MEDIADO AO MITO DO BIG DATA – REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DA MÍDIA NA ORDENAÇÃO SOCIAL

nick
Nick Couldry, London School of Economics and Political Science

Esta palestra fará uma retrospectiva dos trabalhos teóricos do autor sobre a mídia, primeiro na televisão (em Media Rituals: A Critical Approach, 2003), depois nas mídias sociais (no artigo de 2014 ‘the Myth of Us’) e, mais recentemente, em processos de datificação em The Mediated Construction of Reality (com Andreas Hepp) e em seu próximo livro The Costs of Connection (com Ulises Mejias). A palestra apresentará o tema comum que une todos esses trabalhos, a ordenação social, e a contribuição da mídia para a ordenação social. Embora esse tema estivesse implícito em seu trabalho anterior sobre rituais e mitos, Couldry explicará como conseguiu tornar esse tema mais evidente em trabalhos recentes, por meio do trabalho do sociólogo alemão Norbert Elias. Essa abordagem integra uma apreciação dos aspectos materiais da tecnologia e da infraestrutura, mantendo, como insistiu Elias, uma perspectiva humana e ética, ao considerar as consequências das mudanças na ordem social para a vida cotidiana. No final da palestra, Couldry considerará as implicações dos processos de informação para as instituições que temos conhecido, até então, como mídia e a perspectiva hermenêutica do mundo que, até agora, representaram. Esta perspectiva pode sobreviver à disseminação da informação? Ou podemos olhar para as narrativas das instituições de mídia plausivelmente como uma fonte de resistência à datificação?

Nick Couldry é um sociólogo de mídia e cultura. É professor de Comunicação Social e Teoria Social na London School of Economics and Political Science, e em 2018-2019 também atua como professor associado do Centro Berkman Klein de Harvard para Internet e Sociedade, além de Professor Visitante do MIT. Ele é autor ou editor de quatorze livros, incluindo The Mediated Construction of Reality (with Andreas Hepp, Polity, 2016), Media, Society, World: Social Theory and Digital Media Practice (Polity 2012) e Why Voice Matters (Sage 2010). Seus livros mais recentes são The Costs of Connection: How Data is Colonizing Human Life and Appropriating Life for Capitalism (with Ulises Mejias: Stanford UP, no prelo para agosto de 2019) e Media: Why It Matters (Polity: no prelo para outubro de 2019)

Programação geral do evento

Dia 1 – 16 de maio de 2019, quinta-feira

A partir de 11h: Credenciamento
14h – 16h: Sessões de GTs
16h – 16h30: Coffee Break
16h30 – 18h30: Sessões de GTs

Dia 2 – 17 de maio de 2019, sexta-feira

10h – 12h: Palestra – Do Mito do Centro Mediado ao Mito do Big Data: Reflexões sobre o Papel da Mídia na Organização Social, com Nick Couldry
12h – 14h: Almoço
14h – 16h: Sessões de GTs
16h – 16h30: Coffee Break
16h30 – 18h30: Sessões de GTs

Local: Bloco A – Campus Gragoatá, Universidade Federal Fluminense. Rua Prof Marcos Waldemar de Freitas, s/nº, São Domingos, Niterói – RJ

Todas as atividades do congresso ocorrerão no Bloco A, EXCETO a Palestra com Nick Couldry, que será ministrada no Auditório Macunaíma, localizado no Bloco B do campus Gragoatá.

Confira a programação com as sessões de GTs