Trabalhos Aceitos

Graduandos

“Escolha o seu rótulo”: Pensando masculinidades e sexualidades em Dear White People
Matheus Bibiano

“I am the future of drag”: a dragmal interpretada em RuPaul’s Drag Race
Jackson Jacques e Maria Luiza Carvalho

“Stronger than you”: um estudo das relações interpessoais através das fusões em Steven Universo
Jackson Jacques e Werner Rehm

A complexidade narrativa em Dear White People -uma análise semiótica
Carlos Gabriel Bonifácio Oliveira da Silva

A cultura material em The Big Bang Theory: como as relações entre os personagens se estabelecem a partir do contexto material e simbólico da série
Mariana Mariano Caldas

A expressão do grotesco contemporâneo: Pânico na TV – O “freakshow” na TV aberta brasileira dos anos 2000
Gabriel Ferreirinho e Gabriela Luna

A representação da adolescência feminina em Malhação: Viva a Diferença
Ana Luiza Rocha

A representação da identidade nacional em produções seriadas contemporâneas da HBO Brasil
Heitor de Oliveira Andrade

A sociedade nas narrativas ficcionais seriadas:Identificação e influência do mundo diegético
Patrícia Adélia Rêgo Azevedo e Larissa Leda F. Rocha

Aconteceu, virou Manchete!! O perfil, história e identidade da emissora que inovou a maneira de fazer TV noBrasil
Diogo Cesar Sampaio

As matrizes televisivas como sinônimo de cultura popular: Um estudo da percepção da telenovela no imaginário social
Marina Lemes Mathias

Desbravando o universo das webséries brasileiras: um estudo cartográfico no YouTube
Caio Melo da Silva

Dramédia e Jornada do “Herói”: Uma Análise da Construção da protagonista Hannah na série Girls
João Pedro Pinho

Empire e YouTube: como a série trabalha o conceito de videoclipe dentro e fora dela
Luiza Costa

G1 em 1 Minuto-As mudanças na linguagem do telejornalismo e suas aproximações com a internet
Paulo Henrique Cardoso e Fabio Bitencourt Cadorin

Meu pedacinho de chão: coronelismo alegorizado
Paulo de Jesus Santos e Marlucia Mendes da Rocha

Multishow: do som ao riso?
Raphael Ribeiro

Os 13 Porquês: reflexões sobre bullying e suicício a partir da série original da Netflix
Manuela Moura Portugal Corrêa e Castro e Fábio Bitencourt Cadorin

Os laços sociais como estratégias comunicacionais nas séries
Matheus Bertolini Amorim

Representação da solidão em ficções seriadas televisivas: arco e enfrentamento e demônios internos na formação ideológica do estar sozinho
Vinícius Machado Miguel

Solidão assistida: produção de subjetividade e dinâmicas identitárias no consumo de séries televisivas
Mariana Campos Carvalho

Telenovela e reconfiguração midiática: receptores (ativos)
Gabriel Masasrro de Araújo e Wesley Pereira Grijó

Uma análise da série My Mad Fat Diary: da representação da depressão ao engajamento dos fãs
Ana Clara Gualda, Beatriz Matos, Danielle Viana e Inês Alves

Profissionais e Pós

“Is this the Bronx?”: Meios, mediações e a série “The Get Down” na Netflix
Romulo Vieira da Silva e Thiago Pereira Alberto

“Quando é que o Mr. Brau e a Michelle vão no Esquenta!?” – uma análise midiática a partir de representações de classe e de raça
Ohana Boy Oliveira e Ludmila Nogueira Ferreira

“Você conhece o K-Pop?”: Abordagens sobre a música pop Sul-Coreana na tv aberta brasileira
Alessandra Vinco

A apropriação da participação do público pelos principais telejornais piauienses por meio do Facebook
Cristal Sá e Juliana Fernandes Teixeira

A briga entre mulheres e a audiência: um estudo sobre A Força do Querer e a interação entre os fãs da telenovela nas mídias digitais
Maria Abrão

A construção do “zumbi sentimentalizado” na ficção seriada ocidental: um olhar panorâmico
Anderson Lopes da Silva

A convergência midiática e os impactos na audiência do Prêmio Multishow
Tadeu Carvão

A forma significante da TV: fundante da sociedade escópica contemporânea
Rosane Borges

A imagem de arquivo como estratégia narrativa e estilística em The Newsroom
Melissa Fontenele

A mulher e o negro na novelas da TV Globo
Marcio Shiavo e Fabienne Schiavo

A mulher negra no telejornalismo gaúcho: Percepções sobre gênero, raça e profissão
Mariana Pedrozo da Silva

A Netflix no Campo das Produtoras e Distribuidoras de Séries Televisivas e a Construção Narrativa de Arrested Development
Maíra Bianchini

A Reconfiguração étnico-racial de personagens em Plataformas Midiáticas na “Era Obama”
Elbert de Oliveira

A tela encantada: a presença e ausência do conteúdo infantil na TV do Brasil
Arthur Felipe de Oliveira

A telenovela brasileira como espelho da sociedade: uma análise da novela “A Lei do Amor” da Rede Globo
Talita Souza Magnolo, Vitor Silva Ramos, Cristina Brandão

A televisão Sul-Coreana no atual contexto global
Daniela Mazur

A torcida pelo ship “Swan Queen” e o fenômeno do “espalhamento”
Enoe Lopes

Análises da televisão e produções de identidades em Portugal: observações sobre a RLEC da Universidade do Minho
Maria Elizabeth

Apontamentos do passado e do presente sobre o dispositivo televisivo
Leandro Lage

As séries em foco: Panorama das séries ficcionais exibidas no canal GNT entre 2006 e 2017
Silvia Góis Dantas

Aspectos do programa “Fala Que Eu Te Escuto” a partir da comparação entre edições
Daniel Paiva de Macedo Júnior, Israel Vargas Freitas e Mateus de Araújo Machado

Audiência como coautora de notícias no telejornalismo: Gatekeeping, gatewatching e jornalismo participativo
Fábio Cadorin

Conectividade TV e Web: a construção de uma nova dinâmica comunicacional
Luiza Stefano e Soraya Vieira

Consumo e indústria cultural em Cuba: El paquete semanal e os desafios da televisão nacional
Rosana Méndez

Cultura transmídia: O universo expandido pós-The Walking Dead
Renan Villalon

Da tela única ao “tudo-tela”: perspectivas sobre a televisão na era da convergência
Fernanda de Salvo

Da TV para o YT: Novas linguagens da Comunicação Científica na era digital
Thaiane Oliveira, Eduardo Vitor, Iara Noronha e Luís Sôlha

De um canal para outro: Uma breve análise da presença de youtubers na grade televisiva brasileira
Paula Fernandes

Digressões do estilo régio na estética televisiva
Marco Ulhoa

Do curta-metragem à série: A transformação de historietas assombradas
Marcus Camargo

Do SD ao Ultra HD: a televisão na atualidade e os limites do olho humano
S. J. Parollo Jr

Do Twitter à telinha: as estratégias emocionais que consolidaram o Master Chef Brasil como a nova cara da Band
Beatriz Lobo de Albuquerque Santos

Entre o clássico e o moderno: o uso de apartes em “House of Cards”
Giancarlo Gozzi

ENTRE TELAS: produção e consumo no contexto das televisualidades em rede
Michele Dacas

Expandindo as Fronteiras do Álbum Visual: O Caso Lemonade de Beyoncé Knowles
Leonam Dalla Vechia

Fãs, consumo cultural e o fenômeno da segunda tela: proposições metodológicas acerca das audiências no Twitter
Eloy Santos e Tarcízio Roberto

Ficção, Serialidade e Estilo: dimensões da autoria na ficção seriada televisiva
Benjamim Picado e Maria Carmem Jacob de Souza

Globo Play: A plataforma da Rede Globo
Amanda Veronesi Vieira

Glow: O início do Pro-Wrestling feminino na visão do Netflix
Carlos Cesar Domingos do Amaral

HBO e a ruptura do discurso de diferenciação: o caso “Enlightened”
Régis Regi

I am we : o afeto no fandom de SENSE8 e sua mobilização contra o cancelamento da série
Rafael Ribeiro deCastro Moraes

Imagem e violência na teledramaturgia: Intertextualidade e dialogismo na minissérie Capitu
Fernando José de Oliveira e Kellyanne Silva

In the end, everything matters: representações das doenças mentais como estratégia de complexidade narrativa em 13 Reasons Why e Degrassi
Isabel Moraes e Luana Inocêncio

Investigando a experiência estética a partir do vlog ficcional The Lizzie Bennet Diaries
Fernanda Caldas

Jornalismo em rede: acontecimentos televisivos ao vivo
Mateus Koelzer

Jovem Guarda e MPB sob o signo da televisão
Marcelo Garson

Liberdade, Liberdade: ficção como acontecimento e enquadramentos da primeira cena de “sexo gay” em telenovelas brasileiras
Mariana Barbosa Gonçalves

Liberdade, Liberdade: repercussão da cena de sexo de gay na telenovela
Gêsa Cavalcanti, Vinicius Ferreira e Daiane

Live Transmídia: as novas formas produção de conteúdo e engajamento em multiplataformas
João Massarolo, Dario Mesquita, Gustavo Padovani, Naiá Sadi e Silvio Henrique Barbosa

Make Post-Apocalyptic America Great Again: a articulação dos produtos culturais televisivos com a realidade sob a ótica da distopia em The Walking Dead
Rafael Torres Sobreira

Maratonas: um histórico das tecnologias de reprodução
Carolina Ribeiro Rezende

Netflix, TV Expandida e intermidialidade em Stranger Things e 3% – três por cento
Isabela Norton

No seu tempo, em qualquer lugar: O consumo da TV através do vídeo sob demanda
Maria Almeida e Nilsângela Lima

Noções de autoria nos seriados Sense8 e Game of Thrones
Marco Filho e Gabriel Magalhães

Nolite te bastardes carborundorum: heteronormatização em The Handmaid’s Tale
Julia Medici, Clariana Castro e Tiago Monteiro

O dinheiro de quem não dá, é o trabalho de quem não tem: Novo Mundo e o embrião da sociedade escravocrata
Aurora Almeida de Miranda Leão

O corpo do repórter como lugar de convenção no telejornalismo brasileiro
Valéria Maria Vilas Bôas

O GNT entra em uma Saia Justa:Articulações entre gêneros televisivos e identidades de gênero a partir do programa de debate
Tess Chamusca Pirajá

O olhar análítico em séries de televisão: um estudo de caso das séries “Survivor, The Walking Dead e Sense8”
Patrick Tavares dos Santos Rabelo

O papel da televisão na ratificação do desfile das escolas de samba no cotidiano carioca: Reflexões
Ana Carolina Cometti Oliozi

O Turismo na TV: contratos estabelecidos pelos programas “Vai pra Onde?”e “Tô de férias” em diferentes plataformas digitais.
Andréia Ramos Machado

O uso da audiodescrição na televisão para garantir o direito de informação das pessoas com deficiência visual
Kelly Scoralick

Objetificação sexual das mulheres: Uma análise da série Narcos
Carolina Troccoli de Nogueira Saboia

Olhares sobre as transformações culturais da experiência estética a partir de House of Cards
Elisa Bastos

Os novos atores da Comunicação Científica: A disseminação e divulgação da Ciência no Youtube
Simone Evangelista, Thaiane Oliveira, Janderson Toth e Roberta Lira

Os Professore e a Televisão: Desafios Contemporâneos no processo da construção da cidadania dos alunos
Lucas de Andrade

Os sentidos da nostalgia em Stranger Things: Uma análise preliminar
Heitor Leal

Panorama dos estudos de ficção televisiva brasileira: quadro bibliográfico parcial das teses e dissertações produzidas nos PPGCOMs do país
Tissiana Pereira e Daniela Ortega

Para além da TV ocidental: os casos de Terrace House e Abnormal Summit na Netflix
Mayara Soares, Pollyana Escallante e Krystal Urbano

Performance e Identidade do apresentador de TV nas Redes Sociais: um estudo do perfil de Evaristo Costa no Facebook
Aline Grupillo e Paula Fernandes

Performances e enquadramentos em um talk show popular: em cena a violência doméstica em Casos de Família
Rafael Barbosa Fialho Martins

Por uma história cultural da telenovela brasileira: transversalidades entre a Comunicação e a História
Lucas Néia

Práticas de consumo dos fãs do seriado Stranger Things
Marco Filho

Programas infantis: A ressignificação de personagens e narrativas em memes
Dayana de Souza e Luiz Felipe

Quando a telenovela vai ao museu
Fernanda Guedes e Joana D’arc

Representações do feminino na televisão contemporânea: uma análise sobre as personagens mulheres de “The Leftovers”
Melina Duarte Leal Galante

Rupturas ou Reproduções na construção do cotidiano escolar de Malhação – Viva a Diferença
Lilían Tropiano

Séries em convergência: Uma perspectiva sobre a ficção seriada na netflix
Rebeca da Silva Nascimento e Mônica Christina Pereira de Sousa

Stranger Things: nostalgia e atualização como estratégias de comunicação no Facebook
Jonara Cordova

Telejornalismo apócrifo: as mudanças na relação de poder e na rotina profissional com o uso dos dispositivos digitais
Ana Paula Goulart de Andrade

Telenovela e convergência midiática: um estudo sobre os memes da personagem Nazaré Tedesco
Thaynan Brito Mendes

Televisão mista e privada na Colômbia: Marcas e tendências de dois modelos televisivos
Alejandra Salamanca

Televisão ontem, hoje e amanhã: Uma análise das reconfigurações do meio televisivo nos Estados Unidos
Melina Meimaridis

Temporalidade televisiva na narrativa de Once upon a time
Priscila Mana Vaz

The Shade of It All: videomemes, intertextualidade e produção de fãs brasileiros em comunidades digitais de RuPaul’s Drag Race
Luana Inocêncio e Daniel Rios

Transformações de gêneros: Análise de sensibilidades e audiovisualidades nos videoclipes de Linn da Quebrada
Thiago Emanoel Ferreira dos Santos e Edinaldo Araújo Mota Júnior

Transformações nas telenovelas: uma abordagem estilística histórica
Mariana Almeida

Transmedia Literacy: uma análise da repercussão das estratégias transmídia de The X-Files
Daiana Sigiliano e Gabriela Borges

TV Expandida e a materialidade do laço social
Isabela Norton e Luiza Stefano

Vem aí mais uma reprise: análise da grade de programação do SBT entre 1981 e 2017
Joana D’Arc

Vestido de noiva, de Antunes: teatro e expressionismo na televisão
Carolina Soares Pires

Welcome to Gay Rio: Imaginários sobre liberdade sexual e a violência contra LGBTs na série documental Gaycation
Ana Teresa Gotardo