ARTIGOS EM PERIÓDICOS

Publicações (Periódicos e Anais)

Cultura fã:

CASTELLANO, Mayka; MACHADO, Heitor. “Please, come to Brazil!”: As práticas dos fãs brasileiros do reality show RuPaul’s Drag Race. RuMoRes, v. 11, n. 21, p. 25-48, 2017.
Palavras-chave: Fãs; RuPaul’s Drag Race; camp.

CASTELLANO, Mayka; MEIMARIDIS, Melina. O consumo da experiência na ficção seriada televisiva: Gilmore Girls e a cidade de Stars Hollow. Lumina, Juiz de Fora, v. 11, n. 2, p. 234-252, 2017.
Palavras-chave: Ficção seriada; Gilmore Girls; Locações; Consumo da experiência.

CASTELLANO, Mayka; RIOS, Daniel. Os Memes da Netflix: Construção de marca e comunicação nos sites de redes sociais. In: Simpósio + Exposição #MUSEUdeMEMES, n. 1, 2019, Rio de Janeiro. Anais… Rio de Janeiro: PPGCOM-UFF, 2019, p. 341-355.
Palavras-chave: Netflix; Construção de marca; Memes.

CASTRO, Patricia. Modos de Fazer no Cotidiano: Juventude e Consumo Transmídia de Ficção Seriada Audiovisual na Página Oficial da Netflix Brasil no Facebook. In: Congresso Nacional de Estudos Comunicacionais (PUC-MG), n. 2, 2017, Poços de Caldas. Anais… Poços de Caldas: 2017, p. 1-14.
Palavras-chave: Consumo transmídia; Mídia; Cotidiano; Netflix; Facebook.

MEIMARIDIS, Melina; OLIVEIRA, Thaiane. The pleasure of spoiling: The spectrum of toxicity behind spoilers in Brazil. Participations: Journal of Audience Research, v. 15, n.1, p.272-290, 2018.

MEIMARIDIS, Melina; OLIVEIRA, Thaiane. Vingar e Punir: Motivações para a prática do spoiling. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, v. 15, n. 44, p. 97-118, 2018.
Palavras-chave: Spoiling; Séries; Fãs; Práticas tóxicas.

OLIVEIRA, Thaiane; MEIMARIDIS, Melina; DA SILVA, Caio Melo. Spoiler Alert! Uma Pesquisa Quantitativa sobre o Consumo de Spoiler de Ficção Seriada Televisiva. In: Jornada Internacional GEMInIS, n. 2, 2016, São Carlos. Anais… São Carlos: 2016, p. 1-15.
Palavras-Chave: Spoilers; Consumo; Ficção Seriada

STEFANO, Luiza; VIEIRA, Soraya Maria Ferreira. Fluxos de linguagens e interações na construção do fandom #BBB18. Culturas Midiáticas, n. 20, p. 98-113, 2018.
Palavras-Chave: BBB18; Comunidade de fãs; Twitter.

STEFANO, Luiza. Etnografia Virtual como Metodologia para Estudo de Comunidades de Fãs. In: Congresso TeleVisões, n. 2, 2019, Niterói. Anais… Niterói: UFF, 2019, p. 1-16.
Palavras-chave: Big Brother Brasil; Comunidade de fãs; Etnografia Virtual; Metodologia.

Desenhos animados: 

HOLZBACH, Ariane. Para pequenos grandes espectadores: A produção televisiva brasileira direcionada a crianças pequenas a partir do caso da Galinha Pintadinha. E-compós, Brasília, v. 21, n. 2, p. 1-22, 2018.
Palavras-chave: Programação infantil; Desenhos animados;  Galinha Pintadinha. YouTube.

HOLZBACH, Ariane. Eles cresceram tão rápido: o Cartoon Network em diálogo com o desenho brasileiro Irmão do Jorel. MATRIZes, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 211-229, 2019. 
Palavras-chave: TV por assinatura; Desenho animado; Cartoon Network; Irmão do Jorel.

HOLZBACH, Ariane; DORNELLES, Wagner. Definição pela exclusão: Apontamentos iniciais sobre os limites conceituais dos programas infantis. Mídia e Cotidiano, v. 14, n. 1, p. 117-132, 2020.
Palavras-chave: Programa infantil; Infância; Eurocentrismo.

Ficção Seriada Televisiva:

ALBUQUERQUE, Afonso; QUINAN, Rodrigo; MEIMARIDIS, Melina. O Mecanismo e a midiatização ficcional da Operação Lava-Jato. Questões Transversais, v. 8, n. 16, 2021.
Palavras-chave: Midiatização; Instituições ficcionais; O Mecanismo; Operação Lava-Jato.

CASTELLANO, Mayka; MEIMARIDIS, Melina. MULHERES DIFÍCEIS: A anti-heroína na ficção seriada televisiva americana. Revista Famecos, Porto Alegre, v. 25, n. 1, p. 1-23, 2018.
Palavras-chave: Séries; Anti-herói; Anti-heroína; Personagens femininas.

CASTELLANO, Mayka; MEIMARIDIS, Melina; FERREIRINHO, Gabriel. Dramas televisivos de prestígio e masculinidade. Comunicação & Inovação, v. 20, n. 44, p. 76-94, 2019.
Palavras-chave: Séries; Masculinidade; TV de qualidade.

COSTA, Luiza. Empire e Youtube: Como a série trabalha o conceito de videoclipe dentro e fora dela. In: Congresso TeleVisões, n. 1, 2017, Niterói. Anais… Niterói: UFF, 2017, p. 1-21.
Palavras-chave: Audiovisual; Ficção seriada; Videoclipe; YouTube; Empire.

MAZUR, Daniela; MEIMARIDIS, Melina; ALBUQUERQUE, Afonso. Paradigmas televisivos em transição: A adaptação de dramas americanos na coreia. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, v. 17, n. 31, p. 84-94, 2019.
Palavras-chave: Televisão coreana; Ficção seriada; Adaptação; Fluxos televisivos.

MEIMARIDIS, Melina. A Indústria das Séries Televisivas Americanas. Culturas Midiáticas, n. 18, p. 1-16, 2017.
Palavras-chave: Séries estadunidenses; Indústria televisiva; Economia política.

MEIMARIDIS, Melina; QUINAN, Rodrigo. Da utopia democrática ao caos republicano: o lugar da ficção televisiva no reforço da (des) confiança nas instituições políticas estadunidenses. Ação Midiática–Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura., p. 102-125, 2021.
Palavras-chave: Televisão; Séries; Instituições sociais ficcionais; Construção social da realidade.

MEIMARIDIS, Melina; URBANO, Krystal. A jornada do anti-herói: Uma análise da complexidade narrativa em Breaking Bad. Fronteiras – estudos midiáticos, v. 20, n. 3, p. 321-333, 2018.
Palavras-chave: Séries; Complexidade narrativa; Estrutura da simpatia; Anti-herói.

MARTINS, Rafael Barbosa Fialho; NANTES, Joana d’Arc de; HERGESEL, João Paulo. Estratégias transmídia na ficção televisiva infantojuvenil: Considerações sobre o personagem Luca Tuber, de As Aventuras de Poliana (SBT). Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, v. 17, n. 31, p. 36-46, 2019.
Palavras-chave: Transmídia; Infantojuvenil; Ficção seriada; SBT.

PINHO, João Pedro. Semi-autobiografia, marcas autorais, estética e visão realista em séries cômicas aclamadas pela crítica: Uma análise de Better Things e Master of None. In: Congresso Internacional em Comunicação e Consumo: Encontro de GTs de Graduação, n. 3, 2018, São Paulo. Anais… São Paulo: 2018. 
Palavras-chave: Séries cômicas; Realismo; Autoria; Better Things; Master of None.

Memes e Televisão:

MELO DA SILVA, Caio. Three reals? Trés reales! San rearu? Questões sobre autoria no YouTube e o meme como estratégia de veiculação de conteúdo. In: Simpósio + Exposição #MUSEUdeMEMES, n. 1, 2019, Rio de Janeiro. Anais… Rio de Janeiro: PPGCOM-UFF, 2019, p. 262-281.
Palavras-chave: YouTube; Meme; Audiovisual; Televisão aberta.

INOCENCIO, Luana; RIOS, DANIEL. The Shade Of It All: Videomemes, intertextualidade e produção de fãs brasileiros em comunidades digitais de RuPaul?s Drag Race. In: Congresso TeleVisões, n. 1, 2017, Niterói. Anais… Niterói: UFF, 2017, p. 1-18. 
Palavras-chave: Memes; RuPaul’s Drag Race; Cultura digital brasileira; Reality show; Cultura dos fãs.

RIOS, Daniel; MAGALHÃES, Dandara. Sinceros, indelicados y venenosos: Un análisis en fanpages de personajes de telenovelas. Comunicación y Medios, n. 41, p. 129-143, 2020.
Palavras-chave: Telenovelas;  Páginas  de  personagens; Humor; Memes; Image macro.

RIOS, Daniel. Dinâmicas na Circulação de Memes em Fandoms de Séries Televisivas. Ação Midiática–Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura., v. 22, p. 17-37, 2021.
Palavras-chave: Séries televisivas; Comunidades de fãs; Produção de fãs; Memes.

RIOS, Daniel. Referências em série: memes e intertextualidade em fandoms de narrativas seriadas. Lumina, v. 15, n. 1, p. 143–164, 2021.
Palavras-chave: Estudos de televisão, Séries televisivas, Comunidades de fãs, Memes, Intertextualidade.

STEFANO, Luiza. Reconfiguração da dinâmica de produção e circulação através do consumo coletivo dos memes. In: Congresso Internacional em Comunicação e Consumo: Encontro de GTS de Pós-Graduação, n. 7, 2018, São Paulo. Anais… São Paulo: 2018.
Palavras-chave: Memes; Consumo Coletivo; Produção; Circulação.

VIEIRA, Soraya Maria Ferreira; STEFANO, Luiza de Mello. CULTURA DOS MEMES NO AMBIENTE CONECTIVO: identidades e criação coletiva. Revista Observatório, Palmas, v. 5, n. 6, p. 700-724, 2019.
Palavras-chave: Consumo; Fãs; Identidade; Memes.

Indústria televisivas:

MAZUR, Daniela. A Indústria Televisiva Sul-Coreana no Contexto Global. Ação Midiática–Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura., v. 22, p. 172-191, 2021.
Palavras-chave: Televisão sul-coreana; Hallyu; Fluxos globais televisivos.

Novas Mídias:

CAMPOS, Christiane; GUEDES, Erly. Plataformas Digitais como Campo de Batalha: Apropriação das receitinhas da vovó pela indústria da beleza. In: Seminário de Alunos de Pós-Graduação em Comunicação (PUC-Rio), n. 16, 2019, Rio de Janeiro. Anais… Rio de Janeiro: 2019, p. 19-35.
Palavras-chave: Mulher; Indústria da beleza; Facebook; YouTube.

HOLZBACH, Ariane; SILVA, Caio Melo da. Eles chegaram como uma bola de demolição: YouTube, spoofs e o videoclipe Wrecking Ball. Temática, n. 11, p. 97-113, 2017. 
Palavras-chave: YouTube; Spoof; Paródia; Videoclipe; Cultura participativa.

MELO DA SILVA, Caio; HOLZBACH, Ariane. Espectatorialidade comentada no YouTube: Um estudo comparado sobre recepção de webséries. Revista GEMInIS, São Carlos, v. 9, n. 3, p. 40-51, 2018.
Palavras-chave: Webséries; YouTube; Estudo de recepção; YouTube Data Tools.

FERREIRINHO, Gabriel; MELO DA SILVA, Caio; SOLHA, Luís. A TV de ontem, o tubo de amanhã: Reflexões sobre grade e fluxo televisivo no YouTube. In: Jornada Internacional GEMInIS, n. 3, 2018, São Paulo. Anais… São Carlos: 2018, p. 1-14. 
Palavras-chave: YouTube; Grade televisiva; Convergência midiática.

STEFANO, Luiza de Mello; VIEIRA, Soraya Maria Ferreira. Connectivity, flows and dynamics of reconfiguration in Brazilian broadcasters in face of the digital ecosystem. Revista Comunicación, v. 1, n. 17, p. 53-65, 2019.
Keywords: Audiovisual language; Digital ecosystem; Connectivity; Flows; Reconfiguration.

Streaming:

CASTELLANO, Mayka; MEIMARIDIS, Melina. Netflix, discursos de distinção e os novos modelos de produção televisiva. Contemporanea, v. 14, n. 2, p. 193-209, 2016.
Palavras-chave: Ficção seriada; Netflix; Distinção.

CASTELLANO, Mayka; MEIMARIDIS, Melina. Produção Televisiva e Instrumentalização da Nostalgia: O Caso Netflix. Revista GEMInIS, São Carlos, v. 8, n. 1, p. 60-86, 2017.
Palavras-chave: Séries; Netflix; Gilmore Girls; Nostalgia; Revivals.

CASTELLANO, Mayka; MEIMARIDIS, Melina. Binge-watching is the new black: As novas formas de espectatorialidade no consumo de ficção seriada televisiva. Contemporanea, v. 16, n. 3, p. 689-707, 2018.
Palavras-chave: Séries; Netflix; Binge-watching; Fãs; Orange is The New Black.

CASTELLANO, Mayka; MEIMARIDIS, Melina. A “televisão do futuro”?: Netflix, qualidade e neofilia no debate sobre TV. MATRIZes, v. 15, n. 1, p. 195-222, 2021.
Palavras-chave: Netflix, Televisão, Streaming, Discurso, Qualidade.

CASTELLANO, Mayka; PINHO, João Pedro; NORONHA, Iara. “Netflix, eu te amo!”: O capital emocional no relacionamento entre a empresa de streaming e os consumidores-fãs. Fronteiras – estudos midiáticos, v. 20, n. 3, p. 404-417, 2018.
Palavras-chave: Netflix; Fãs-consumidores; Consumo cultural; Mídias sociais; Capital emocional. 

MEIMARIDIS, Melina; MAZUR, Daniela; RIOS, Daniel. A Empreitada Global da Netflix: Uma análise das estratégias da empresa em mercados periféricos. Revista GEMInIS, São Carlos, v. 11, n. 1, p. 04-30, 2020.
Palavras-chave: Netflix; Fluxos televisivos, Séries.

MEIMARIDIS, Melina; MAZUR, Daniela; RIOS, Daniel. The Streaming Wars in the Global Periphery: A Glimpse from Brazil. Series: International Journal of TV Serial Narratives, v. 6, n. 1, p. 65-76, 2020.
Palavras-chave: Globoplay; Guerra dos streamings; Netflix.

MEIMARIDIS, Melina; MAZUR, Daniela; RIOS, Daniel. From São Paulo to Seoul: Netflix’s strategies in peripheral markets. Comunicación y Sociedad, Ano 18, p. 1-25, 2021.
Palavras-chave: Netflix, Transnational flow, Brazil, South Korea, Global peripheries.

MEIMARIDIS, Melina; MAZUR, Daniela; RIOS, Daniel. De São Paulo a Seúl: las estrategias de Netflix en los mercados periféricos. Comunicación y Sociedad, Ano 18, p. 1-26, 2021.
Palavras-chave: Netflix; Flujo transnacional; Brasil; Corea del Sur; Periferias globales

RIOS, Daniel. Televisão e plataformas: um estudo de caso sobre dataficação nos serviços SVoD Netflix e Amazon Prime Video. Fronteiras – estudos midiáticos, v. 23, n. 1, p. 68-79, 2021.
Palavras-chave: Dataficação; Estudos de televisão; Plataformização; Vídeo Sob Demanda.

Representação e Diversidade:

BIBIANO, Matheus. Como ser um homem negro homossexual?: Autenticidade racial e política de respeitabilidade na representação da homossexualidade negra masculina. In: Jornada Identidades, Gêneros, Corpos e Sexualidades, 1., 2019, Rio de Janeiro. Anais… Rio de Janeiro: UFRJ, 2019, p. 18-32.
Palavras-chave: Homossexualidades; Masculinidades; Negritudes; Representação; Ficção seriada.

BIBIANO, Matheus; MELO DA SILVA, Caio. I’m just here to fight: Revisitando o estereótipo da angry black woman em RuPaul’s Drag Race. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 42., 2019, Belém. Anais… São Paulo: Intercom, 2019, p. 1-14.
Palavras-chave: Reality show; RuPaul’s Drag Race; Estereótipo; Representação racial.

CAMIRIM, Bárbara. Apropriações de demandas de representatividade pelo discurso mainstream: Uma análise da campanha Strong Black Lead. In: Seminário de Alunos de Pós-Graduação em Comunicação (PUC-Rio), n. 16, 2019, Rio de Janeiro. Anais… Rio de Janeiro: 2019, p. 20-32.
Palavras-chave: Representação racial; Discurso midiático, Netflix.

CAMIRIM, Bárbara. Estratégias Narrativas para a Construção da Diversidade no Mundo Ficcional de Orange is the New Black. In: SERIAIS: Seminário de Narrativas Seriadas em Games, Televisão e Transmídia, n. 1, 2019, Salvador. Anais… Salvador: 2019, p. 84-95.
Palavras-chave: Ficção seriada; Estratégias narrativas; Diversidade; Orange is the New Black.

CAMIRIM, Bárbara. Protagonismo Negro nas Séries Televisivas Estadunidenses: A Temporada 2017-2018 nas Redes de Broadcasting. In: Congresso TeleVisões, n. 2, 2019, Niterói. Anais… Niterói: UFF, 2019, p. 1-15.
Palavras-chave: Ficção seriada televisiva; Representação negra; Televisão estadunidense.

CAMIRIM, Bárbara; BIANCHINI, Maíra. Mais Histórias, Mais Vozes: Netflix e a Promessa da Diversidade na Tela. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, v. 17, n. 31, p. 156- 166, 2019.
Palavras-chave: Netflix; Diversidade; Discurso de marca.

CAMIRIM, Bárbara; BIBIANO, Matheus. Masculinidades Negras na Ficção Seriada: Construção de Marca e Construções Identitárias no Canal Fx. In: MEDIACOM, 2019, São Paulo. Anais… São Paulo: 2019, p. 570-590.
Palavras-chave: Masculinidade, Negritude, Ficção seriada televisiva.

CAMPOS, Christiane; DORNELLES, Wagner. Além da Pauta Político-Social: Youtubers Negras e a Importância da Temática da Beleza Estética para a Representatividade Racial. In: Jornada Internacional GEMInIS, n. 3, 2018, São Paulo. Anais… São Carlos: 2018, p. 1-11.
Palavras-chave: YouTube; Beleza; Mulher Negra.

CAMPOS, Christiane. The Rise of Orishas: A Ascensão do Audiovisual Periférico. In: Congresso TeleVisões, n. 2, 2019, Niterói. Anais… Niterói: UFF, 2019, p. 1-17.
Palavras-chave: Nollywood; Hollywood; Representação; Produção audiovisual.

CAMPOS, Christiane; SANTOS, Pedro. A beleza negra e seu uso na publicidade brasileira. In: MEDIACOM, 2019, São Paulo. Anais… São Paulo: 2019, p. 483-501.
Palavras-chave: Publicidade; YouTube; Representação negra; Análise comparativa.

COSTA, Luiza. Don’t mess with Cookie: A reprodução do estereótipo da angry black woman em Empire. In: Jornada Internacional GEMInIS, n. 3, 2018, São Paulo. Anais… São Carlos: 2018, p. 1-13. 
Palavras-chave: Representação; Ficção seriada televisiva; Empire; Angry black woman.

PINHO, João Pedro. A Representação de Imigrantes e seus Descendentes na Televisão Estadunidense: As “Semiautobiografias” Ramy e Master of None. In: MEDIACOM, 2019, São Paulo. Anais… São Paulo: 2019, p. 332-350.
Palavras-chave: Séries de TV; Representação; Imigrantes; Autobiografia.